segunda-feira, 15 de setembro de 2014

9ª edição do Controversas coloca o jornalismo digital em debate
Alunos controversos06:11 0 comentários

Por Raphaela Ayres

A 9ª edição do Controversas tem como tema o jornalismo digital. No dia 21 de outubro, na sala InterArtes do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da UFF,  profissionais da área vão discutir mudanças profissionais decorrentes da prática do jornalismo online e expor distintos campos de atuação em meios digitais. O evento, organizado pelo setor de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social, pretende aproximar os estudantes do curso do mercado de trabalho e promover debates e reflexões acerca das transformações da profissão.

A mesa de abertura, às 16h, discutirá “Os efeitos da integração impresso-online na formação do jornalista”. Os palestrantes vão expor seus pontos de vista sobre a maneira como o jornalismo digital interfere na formação de novos profissionais. Para isso, foram convidados jornalistas que atuam na área e um que decidiu buscar um caminho distinto, depois de passar por redações integradas. Os palestrantes são Lucas Calil, mestrando da UFF; Rafaela Barros, repórter do Extra; Sérgio Maggi, editor de Mídias Sociais de O Globo e Vinícius Lisboa, repórter da EBC. A mediação ficará por conta da professora Sylvia Moretzsohn.

Às 18h serão anunciados os vencedores do III Prêmio Controversas UFF de Jornalismo, nas categorias Reportagem para veículo impresso, Reportagem para veículo on-line, Fotojornalismo, Reportagem para telejornal, Reportagem para rádio e Produção Gráfica em Jornalismo.

A segunda mesa, sobre “O mercado de jornalismo digital”, começa às 19h . Essa parte do evento terá uma estrutura distinta, com palestrantes que falarão por cerca de 30 minutos sobre diferentes áreas do meio on-line, a partir da mediação da professora Carla Baiense.  Aydano André Motta, repórter de O Globo a Mais, discutirá a questão “Jornalismo para tablet, o que muda?”. O tópico “Planejamento e análise de mídias sociais” será abordado por João Vitor Rodrigues, especialista em Métricas Digitais da FSB Digital. Já o debate sobre “A produção multiplataforma” será guiado por Custódio Coimbra, repórter fotográfico de O Globo e “A cobertura jornalística para veículo on-line”, por Gabriel Fricke, repórter do GloboEsporte.com. Por último, Marcos de Vasconcellos, chefe de redação do Consultor Jurídico (Conjur), discutirá “O funcionamento das redações on-line: cliques x conteúdo”.


Como participar

O evento é gratuito e aberto aos alunos, professores e visitantes. Todos que comparecerem terão espaço para perguntas e comentários ao final de cada mesa. Para participar, é importante se inscrever antecipadamente pelo facebook ou através deste link. Também poderão se feitas inscrições presenciais. Serão enviados, posteriormente, certificados de participação aos inscritos que confirmaram presença no dia do evento.

O regulamento do III Prêmio controversas já está disponível. As inscrições estarão abertas do dia 1º ao dia 13 de outubro. Qualquer aluno regularmente inscrito no curso de Comunicação Social da UFF, habilitação Jornalismo, pode participar do concurso. Os alunos de Publicidade poderão se inscrever nas categorias Produção Gráfica e Fotojornalismo, desde que o trabalho inscrito tenha caráter jornalístico. As inscrições, seguindo o formato definido pelo regulamento, deverão ser enviadas para o e-mail premiocontroversas@gmail.com.

O evento vai até 21h30. A sala InterArtes fica no segundo andar do prédio do IACS,  localizado na Rua Lara Vilela, 126, São Domingos, em Niterói.
Categoria:

0 comentários

Postar um comentário