segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Convidados debatem particularidades do mercado digital
Alunos controversos07:41 0 comentários

Segunda mesa do Controversas discute os diversos ramos de atuação do jornalista em novos meios
A segunda mesa do Controversas, “O mercado do jornalismo digital”, discutiu as ferramentas, formatos e práticas que têm sido utilizados atualmente pelo meio on-line na produção de conteúdo jornalístico. Com um formato diferente – cada convidado discorreu sobre um tópico por cerca de trinta minutos a partir de perguntas da mediadora – o evento trouxe opiniões de especialistas de diferentes áreas. Participaram do debate, que aconteceu no dia 21 na sala InterArtes, no Iacs, Aydano André Motta, João Vítor Rodrigues, Gabriel Fricke e Marcos de Vasconcellos. A mediação foi feita pelas professoras Larissa Morais e Sylvia Moretzsohn, do Departamento de Comunicação Social. 
Aydano André Motta, editor da revista digital O Globo a Mais, falou sobre “Jornalismo para tablet, o que muda?”. Ele afirmou que o meio on-line demanda profissionais competentes e que é a qualidade do produto que atrai leitores e que deve ser almejada. Como uma das vantagens das plataformas digitais, ele citou a ausência de um limite de espaço. Cada matéria pode ganhar o espaço que o jornalista achar mais adequado. Ele enfatizou ainda importância do uso de infográficos no formato tablet. "Os números, que são abstratos, ganham um peso visual. Os leitores conseguem visualizar o que anteriormente não poderia ser visto", disse.


Aydano André Motta com a mediadora Larissa Morais
João Vitor Rodrigues, especialista em Métricas Digitais da FSB Digital, discorreu sobre o “Planejamento e análise de mídias sociais”. Ele lembrou que as redes são um espaço em que tanto as vozes das empresas quanto dos clientes são ouvidas. Falou ainda sobre os programas que auxiliam no estudo das métricas digitais, ao monitorarem o que está sendo discutido acerca de determinado assunto nas redes. Concluiu dizendo que pode ser um diferencial as pessoas terem um embasamento sobre métricas, um dos ramos do marketing digital. “É fundamental justificar os investimentos dos clientes com dados concretos.”


João Vitor Rodrigues discutiu sobre "Planejamento e análise de mídias sociais"
O tópico “A produção multiplataforma” foi discutido por Custódio Coimbra, repórter fotográfico do jornal O Globo. Ele apontou a centralidade da imagem na produção de  conteúdo para o meio on-line. Para ele, “a imagem é a cereja do bolo da comunicação”. Custódio Coimbra lembrou que jornal impresso perdeu o protagonismo entre os meios informativos. Sobre a popularização de equipamentos de fotografia e vídeo, acrescentou que ela permite que quem produz imagens de qualidade se destaque. Já perto do fim de sua apresentação, apresentou três vídeos produzidos por ele para a plataforma digital do Globo e foi longamente aplaudido. Um deles ainda está disponível no site.
O repórter do GloboEsporte.com Gabriel Fricke, ex-aluno do Iacs, abordou “A cobertura jornalística para veículo on-line”. Ele falou sobre sua experiência na cobertura das Olimpíadas e de como ela valorizou sua formação como repórter esportivo. Um dos ganhos da ida ao megaevento foi abrir seus olhos para esportes diferentes do futebol.  Além disso, Gabriel destacou a velocidade com que o conteúdo para o meio digital é produzido. Sobre a produção de notícias em “tempo real”, enfatizou que fotos e conteúdos postados sobre eventos que estão acontecendo naquele momento recebem diversas “curtidas” nas redes sociais.


Custódio Coimbra

Gabriel Fricke

O último convidado, Marcos de Vasconcellos, chefe de redação do site Consultor Jurídico (Conjur), discutiu “O funcionamento das redações on-line: cliques x conteúdo”. Ele se posicionou como um “defensor do conteúdo antes da forma" e criticou notícias que são constituídas apenas por uma foto e um breve comentário. Falou ainda sobre a importância do processo de organização e armazenamento em um site. Ele considera que é em boa parte graças ao cuidado com essas duas coisas que o Consultor Jurídico tornou-se um site de referência no meio do Direito.


Marcos de Vasconcellos e a mediadora Sylvia Moretzsohn

Confira outras fotos da mesa:


Created with flickr slideshow.



Categoria:

0 comentários

Postar um comentário