terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vencedores do III Prêmio Controversas são anunciados durante o Controversas Digital
Alunos controversos18:59 0 comentários

Estudantes premiados ganham troféu em acrílico exclusivo, caneca, livros e cerfificado

Os vencedores do III Prêmio Controversas de Jornalismo foram divulgados na última terça-feira (21/10) durante o Controversas Digital, no Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) da UFF. Conduzida pelos alunos Juliana Pimenta e Wesley Prado, a cerimônia também contou com professores da casa para a entrega de prêmios e certificados.

Apresentadores da terceira edição do prêmio, Juliana Pimenta e Wesley Prado.

Pela primeira vez, os vencedores do concurso receberam um troféu personalizado, em acrílico, com a foca que simboliza o Prêmio Controversas desde sua primeira edição. O troféu, criado pelo professor Ildo Nascimento, foi comprado graças ao apoio da Pró-Reitoria de Gradução (Prograd) ao evento. Eles receberam também um certificado, uma caneca personalizada e livros da Eduff, a editora da UFF.

Na categoria  Reportagem para veículo impresso, as vencedoras foram Fernanda Ramos e Thayane Guimarães, com “Subnotificação de crimes homofóbicos: a face do nãovisível da violência”. Os jurados foram Consuelo Sánchez, da Comunicação Institucional da Petrobras; João Batista Abreu e Márcio Castilho, professores do Instituto.

Fernanda Ramos recebeu o prêmio da categoria Reportagem para Veículo Impresso da professora Sylvia Moretzsohn.

Carina Lamonatto e Thais Ximenes foram as autoras da matéria “Arte na pele”, vencedora da categoria Reportagem para veículo on-line. A comissão julgadora foi formada pelas professoras Carla Baiense e Larissa Morais, e por Alexandre Gaspari, do portal Rio Capital de Energia. Em Fotojornalismo, a aluna Lizandra Machado, autora da foto “Enclaves”, tirou menção honrosa. Os jurados da categoria foram os professores Dante Gastaldoni e Rômulo Corrêa.

A foto "Enclaves" de Lizandra Machado recebeu menção honrosa na categoria Fotojornalismo.
Fotolegenda: Morro do Estado visto da cobertura de prédio comercial em 20 de maio de 2014. O morro é uma das maiores favelas de Niterói e abriga uma população de 4.073 pessoas, segundo o Censo de 2010. Considerado um prolongamento natural do centro, sua ocupação é caracterizada pela forte segregação espacial em relação aos bairros vizinhos.

As vencedoras da categoria Reportagem para Veículo On-line, Carina Lamonatto e Thaís Ximenes, com a professora e coordenadora do evento, Larissa Morais.

Já em Reportagem para Telejornal, os vencedores foram Raíssa Vidal e Lucas Farizel, com “40 anos do celular”. Os jurados foram o repórter Che Oliveira e as professoras Renata Rezende e Denise Tavares. Já a matéria campeã da categoria Reportagem para Rádio foi “Luiz Gonzaga, 25 anossem o rei do baião”, dos alunos Bruno Roncada, Jefferson Júnior, Luiza Gould, Mariana de Carvalho, Mayara Mendes e Mianon Nascimento. Fizeram parte da comissão julgadora as professoras Ana Baumworcel e Helen Britto, além do repórter da CBN, Robson Salles. Todos os jurados externos são ex-alunos do curso de Comunicação Social da UFF.

Vencedores da categoria Reportagem para Telejornal, Lucas Farizel e Raissa Vidal, posam com a professora Denise Tavares.

Parte do grupo vencedor na categoria Reportagem para Rádio junto com a professora Ana Baumworcel.

Este ano, não houve inscritos na categoria Produção Gráfica. Em compensação, o júri decidiu dar duas menções honrosas que não estavam previstas. Uma delas foi para a aluna Francielly Baliana, na categoria Reportagem para veículo impresso, por “Um gole de Galeano”, uma entrevista com o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano.  

"Da lona à rua", documentário sobre o circo de rua, rendeu meção honrosa em Jornalismo (sem categoria específica) para Bernardo Oliveira, Luis Pedro Rodrigues e Rebeca Letieri.

O Prêmio Controversas de Reportagem tem como objetivo, desde sua criação, reconhecer e estimular a produção jornalística dos estudantes. Além da Prograd e da Eduff, a Pró-Reitoria de Assuntos Edudantis (Proaes) e a Fundação Euclides da Cunha também foram apoiadores.


Confira as outras fotos da premiação:


Created with flickr slideshow.



Categoria:

0 comentários

Postar um comentário